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26 de fevereiro de 2010

ADMINISTRAÇÃO


Como assunto de estréia, falarei um pouco da administração, que será daqui pra frente o foco de nossos textos aqui no Adm Universitário.
Nessa profissão seja em empresas públicas ou privadas, é necessária a tomada de decisões constantemente. E para que isso ocorra de maneira eficaz, é preciso estudo, conhecimento e determinação. A Administração, que é uma disciplina social, trata do comportamento de pessoas e instituições humanas. Significa ter de determinar uma direção a todo instante: quem contratar, onde investir, como promover a organização, qual o comportamento frente ao mercado e escolher parcerias promissoras. O administrador atua praticamente em todos os departamentos de uma organização. É responsável pelo planejamento estratégico e pelo gerenciamento do cotidiano da empresa, gerencia todas as equipes que compõe uma empresa. Podendo estar envolvido, ainda, com
a publicidade e o marketing.

O sucesso de um administrador na vida profissional não está inteiramente relacionado aquilo que lhe foi ensinado, ao seu bom desempenho acadêmico ou ao seu interesse pessoal em praticar o que aprendeu na sala de aula. Esses aspectos são importantes, porém fazem parte apenas da personalidade, ao modo pessoal de agir de cada um. O conhecimento tecnológico da Administração é essencial, básico e indispensável, mas depende, sobretudo, da personalidade e do modo de agir do administrador, ou seja, de suas habilidades.
Existem três tipos de habilidades que o administrador deve possuir para atuar com sucesso: habilidade técnica, a humana e a conceitual. A habilidade técnica consiste em utilizar conhecimentos, métodos, técnicas e equipamentos necessários para a realização de tarefas específicas por meio da experiência profissional. A habilidade humana consiste na capacidade de discernimento para trabalhar com pessoas, comunicar, compreender suas atitudes e motivações e desenvolver uma liderança eficaz. A habilidade conceitual consiste na capacidade para lidar com idéias e conceitos filosófico-epistemológico. Em outros termos, ela busca desenvolver a capacidade de pensar, de definir situações organizacionais (ou empresariais) complexas, de diagnósticos e de propor soluções.
A profissão possibilita um amplo envolvimento em diversos setores: hospitais, fábricas, escolas, empresas públicas e privadas. O profissional formado tem uma grande variedade de campo para escolha de atuação, cabe uma dica: escolha um setor que você se identifique e que realmente goste do que faz. O que me lembra uma frase lida em algum livro: “Não seja bom naquilo que não gosta de fazer, pois será obrigado a trabalhar nisso o resto de sua vida.”
Eu poderia escrever um livro com muitas páginas sobre este assunto, por paixão a profissão, mais encerrarei por aqui, e postarei outros textos de assuntos relacionados a essa maravilhosa profissão e forma de vida.

“Administre empresas, administre a vida.”

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