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3 de fevereiro de 2011

Liderança

A liderança é um dos temas que mais tem chamado a atenção por parte dos profissionais dos diversos setores da administração. É um tópico fundamental nas relações de trabalho.

O assunto liderança é importante para aqueles que dirigem tanto quanto para aqueles que são dirigidos. A liderança muitas vezes é comparada com algo mágico, inexplicável. Por causa da autoridade que exerce sobre as outras pessoas. Muitos dos estudiosos se envolveram com este assunto, o que fez o surgimento de várias interpretações, resultando na luz do conhecimento do comportamento humano e as mais variadas conclusões. Somente o agrupamento de todas as interpretações pode oferecer uma
visão mais abrangente sobre o tema.

Hoje a liderança dentro de uma visão moderna, está sendo buscada por um fato muito simples: o controle de funcionários e maior produtividade de cada funcionário. Cabe ao líder, desbloquear a força motivacional contida dentro de cada liderado, e que o mantenha motivado todo o tempo, é isso que torna a liderança algo mágico, motivar pessoas sem aumento de salários ou bonificações extras, somente pela autoridade que é exercida sobre o liderado, sem abusar dos direitos legais do trabalhador é claro.

Por isso é importante destacar a diferença já comprovada por muitos autores, sobre o que se entende por líderes e administradores. Um pensamento que nos explica melhor esta diferença é o de Lapierre que coloca essa diferença nos seguintes termos: “Numa extremidade do contínuo, o administrador é caracterizado como uma pessoa que reage, sobretudo em resposta à situação exterior. Trata-se de alguém que dirige uma empresa de maneira a procurar eficiência e eficácia dentro de uma estrutura interna ordenada, regulamentada e hierarquizada. A razão de ser é identificar e responder às necessidades manifestas ou latentes dos consumidores. O administrador levará em conta, principalmente, os recursos disponíveis dentro da empresa e as oportunidades ou ameaças existentes em um determinado mercado. Na outra extremidade, o líder, no entanto, apresenta-se como uma pessoa que dirige e inicia a empresa, centrada, antes de mais nada, em sua visão pessoal. Este indivíduo reagirá de acordo com a sua realidade interior, pro-agindo posteriormente em um ambiente ou em determinado mercado. Isto pode implicar – e geralmente implica – que o líder acabe levando menos em conta os recursos disponíveis, ou então, que inicie ou leve a efeito as mudanças necessárias no ambiente ou em determinado mercado. O modo de estruturação é freqüentemente mais orgânico, mais centrado na pessoa do próprio líder, menos regulamentado e hierarquizado”. O administrador parece fazer uso dos processos racionais, enquanto o líder usa a sua própria intuição.

Os gerentes e administradores, de uma forma geral nem sempre terão características de líderes eficazes. Também é válido dizer que verdadeiros líderes, podem não possuir características gerenciais ou de administradores. Porém é um erro dizer que toda a pessoa em posição de direção na empresa seja necessariamente um líder. Uma lição importante que se pode extrair deste estudo e das inúmeras abordagens, é que não existe uma receita pronta que forneça com precisão recomendações capazes de promover a eficácia de um líder.

A verdade é que não existem líderes universais que se saiam bem em qualquer circunstância, com qualquer tipo de grupo ou em qualquer ambiente organizacional. Por isso se faz necessário que as organizações treinem seus líderes, que garantam condições para que os potenciais de liderança da empresa se transformem em ações.

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