Busca

17 de junho de 2010

Comunicação Empresarial

Modernizar a linguagem e o estilo de comunicação, por quê? Será que isso é necessário?
Analisaremos a importância dos gêneros textuais que utilizamos em nossa comunicação pessoal e principalmente a profissional. Documentos mal escritos dentro de uma organização podem passar uma má impressão.

Em termos de mercados mundiais e luta por sobrevivência na era da globalização, não basta investir em globalização e tecnologia, mais sim naquilo que numa sociedade é de igual valor: a comunicação.
A eficácia de um texto na empresa pode contribuir para uma vantagem na acirrada competição empresarial, sabemos que um texto é eficaz, quando a resposta é
rápida e correta, quanto menor for o esforço do leitor para entender o texto, ou seja, quanto menor for o desgaste mental, maior será o seu entendimento sobre a mensagem. Vejamos algumas características de um texto empresarial eficaz:
Concisão: máximo de informações com o mínimo de palavras.
Clareza: é uma das características mais difíceis de conseguir em um texto, porque quem escreve tem a idéia clara em sua mente, não percebendo as falhas que possa haver no texto, assim, causando dificuldade no entendimento do leitor.
Objetividade: é saber definir quais as principais informações, aquelas mais relevantes, utilizadas para passar ao leitor o entendimento pretendido.
Coerência: lógica entre as idéias.
Linguagem formal: característica muito importante ao redigir uma mensagem. No texto empresarial deve ser usada a linguagem formal escrita, porque ela evitará o uso de expressões informais causando por parte do leitor uma má impressão da empresa e descrédito da mensagem, o uso de termos informais também pode causar a compreensão de apenas uma das partes envolvidas.
Assim como temos características que formam um texto eficaz, também há fatores que o tornam ineficaz. Vejamos alguns desses fatores:
Preciosismo: uso de palavras “difíceis”, arcaicas.
Ambiguidade: texto de duplo sentido.
Estrangeirismo: uso desnecessário de palavras estrangeiras.
Gíria: uma linguagem especial usada por certos grupos de pessoas, comum entre jovens.
Estes vícios dão um caráter negativo à mensagem, fazendo com que o texto não tenha força para atingir ao destinatário.

Um bom exemplo da modernização da comunicação dentro das empresas é o e-mail, que é o meio de comunicação mais utilizado hoje em dia nas empresas. Por meio dele são transmitidas informações para clientes internos ou externos. Quando as informações se dirigem a clientes externos, o e-mail é só um meio mais moderno de fazer chegar com rapidez a informação. Assim, mantém-se a formalidade exigida pela situação.
O envio de uma carta por correio eletrônico é mantida a padronização estética da carta, com apresentação inicial, desenvolvimento e fecho. Quanto à linguagem, e a formalidade usada, será determinada pelo conteúdo e pelo destinatário. Por tanto, quando o correio eletrônico é utilizado como documento empresarial interno, nota-se uma significativa diferença na linguagem ao compararmos com os e-mails tradicionais. Quando o correio eletrônico assume o papel do bilhete ou do contato telefônico, sua linguagem tem alto grau de informalidade, parecendo com fala. Mais quando funciona como memorando ou comunicação interna, verifica-se um cuidado maior no desenvolvimento do texto e da gramática, também com o grau de formalidade determinado pelo conteúdo e pelo destinatário.

Com toda a modernidade do mundo atual a correspondência empresarial é, hoje em dia, não só um meio de comunicação. Ela é um instrumento de marketing, pois se insere na realidade de um mercado competitivo em que toda a oportunidade bem aproveitada pode ser decisiva. A comunicação empresarial é a responsável pela imagem da empresa perante seus clientes. Em termos de mercados mundiais e luta por sobrevivência na era da globalização, não basta investir em globalização e tecnologia, mas sim naquilo que numa sociedade humana é valor de troca: a comunicação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário