Busca

29 de julho de 2010

Entrevista de Emprego 2

Em algumas de minhas leituras e debates na sala de aula sobre entrevista de emprego, senti a necessidade de atualizar o texto postado anteriormente aqui no Adm Universitário, temos novos métodos de avaliação nas entrevistas nesta era cibernética. As mudanças tecnológicas acrescentam alguns requisitos e comportamentos a mais nas entrevistas de emprego dos novos tempos.

Avaliadores estão buscando na internet dados sobre os candidatos e também apostam nas perguntas pessoais. Alguns entrevistadores dispõem de um software que a partir da foto faz uma varredura na rede a procura de informações do entrevistado, antes que reclamem isso não é antiético ou ilegal. Esse método também pode vir por meio de pergunta, se o candidato participa de alguma rede social como Orkut, Facebook ou
Twitter. Dependendo da resposta o avaliador pode fazer uma busca rápida na rede para verificar a veracidade da informação e que tipos de dados são postados.

Isso é para verificar o seu estilo de vida, o que é colocado na rede e o seu nível de maturidade, por isso tome cuidado com o que você disponibiliza na web, os comentários das fotos, as próprias fotos e as comunidades que costumam dizer muito da personalidade do usuário, fica uma dica; crie também um perfil profissional. Caso não tenha nenhum perfil na internet, seja sincero na sua resposta, justifique-se, mas é perigoso não acompanhar as inovações tecnológicas.

Outro ponto importante a ser trabalhado é um outro idioma. Hoje o entrevistador faz a entrevista em uma das línguas escolhidas pelo candidato. O problema é que o candidato não sustenta o que está no currículo, neste ponto da entrevista o sucesso está na fluência do idioma. Deve-se definir o nível de qualidade da outra língua, por exemplo: básico, avançado e fluente. É muito importante o profissional se atualizar sempre, buscando o aperfeiçoamento do idioma.

Este novo texto não descarta o anterior já postado aqui, é uma complementação, para que possa ajudá-los em uma futura entrevista de emprego.

Nenhum comentário:

Postar um comentário