Busca

28 de dezembro de 2010

A Teoria das Necessidades de Maslow

A Teoria das Necessidades Humanas, ou Hierarquia das Necessidades Humanas foi desenvolvida por Abraham H. Maslow. A teoria de Maslow afirma que o homem é motivado por necessidades de uma hierarquia de relativo poder. Isso significa que uma necessidade de ordem superior surge somente quando a de ordem inferior foi relativamente satisfeita. Esta hierarquia pode ser melhor visualizada e explicada na tabela abaixo:
A Teoria das Necessidades Humanas é conhecida como uma das mais importantes teorias de motivação. Que no momento em que o indivíduo realiza uma necessidade, aparece outra em seu lugar, exigindo sempre que as pessoas busquem recursos para satisfazer essas necessidades. Poucas pessoas procuram reconhecimento pessoal e status se suas necessidades básicas estiverem insatisfeitas.

O comportamento do ser humano foi analisado pelo próprio Taylor, quando estudava os princípios da Administração Científica assunto já postado aqui no ADM. A diferença entre Taylor e Maslow é que Taylor somente enxergou as necessidades básicas como elemento motivacional, enquanto Maslow percebeu que o indivíduo não sente única e exclusivamente necessidade financeira.

Embora a teoria de Maslow tenha causado diferença no meio em que o tema é tratado e até considerada melhor que teorias anteriores, ela sofre críticas. A principal delas é que é possível uma pessoa estar realizada, mesmo não conseguindo uma total satisfação de suas necessidades fisiológicas. Causando contradição na hierarquia imposta por Maslow. Por exemplo:
  • Existem pessoas criativas de berço, para as quais a criatividade, em si, parece mais importante do que qualquer coisa. Essa criatividade pode surgir não como expressão de auto-realização e conseqüência de satisfação de necessidades básicas anteriores, mas justamente como forma compensatória da falta de uma daquelas necessidades básicas e de auto-realização.
No entanto, estudos mais recentes têm demonstrado, de forma sistemática a isenção de erros das idéias e propostas de Maslow relativas à motivação dos seres humanos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário