Busca

25 de novembro de 2010

Feedback

A palavra feedback não tem tradução direta para o português, conhecemos como retorno de informação ou simplesmente retorno, feedback é o procedimento que consiste na atenção a informação passada por uma pessoa sobre o desempenho ou ação executada, objetivando orientar ou reorientar uma ou mais ações de melhoria, sobre as ações futuras ou feitas anteriormente.
Feedback é uma técnica muito importante não só dentro do mundo corporativo mais também na vida. Relacionamentos são baseados em conversas sobre o que é um transtorno e como melhorar isso. Novos produtos e serviços são lançados baseados nas opiniões dos clientes. Nossa própria vida pessoal é influenciada diariamente pelo processo
 contínuo de receber feedback da vida e saber como lidar com isso.

 No mundo corporativo isso vai mais além, feedback é uma das técnicas de gestão de pessoas mais importantes, com ele é possível orientar seus colaboradores na execução das atividades da forma desejada, orientar no desenvolvimento das competências que o levarão à promoção almejada, enfim Feedback é a oportunidade de crescimento pessoal e profissional. Quando melhoramos nossas habilidades de Feedback, estabelecemos um processo de compreensão, respeito e confiança com o cliente ou colaborador. Quando não damos nenhum retorno a uma pessoa, além de sentir os resultados dessa rejeição, ela pode realmente reagir com baixa produtividade ou comportamentos inadequados. Nenhum líder ou empreendedor vai longe se não desenvolver intensamente a capacidade de dar e receber feedback. Uma empresa onde todos ficam reprimidos pode até ser lucrativa, mais em curto prazo, mais não será um bom ambiente de trabalho e terá que mudar se quiser crescer a longo prazo. Tudo isso são coisas que todos nós sabemos, mais infelizmente, na correria do dia, não temos tempo de parar para estudar. É muito importante ressaltar isto: lidar com pessoas é a parte mais difícil de qualquer liderança empreendedora, marketing, estratégia e finanças, tudo isso é muito importante. Mas no final o que realmente faz a diferença são as pessoas, por isso precisamos, como líderes e empreendedores, aprender a lidar com este assunto.

 Enfim dar feedback é um grande desafio, pois precisamos entender as outras pessoas e a maneira como elas reagem para aprimorar nossa capacidade de dar retorno. E ser capaz de fazer uma “leitura” das outras pessoas não é uma habilidade inata, mas algo que podemos desenvolver.

Dicas para um Feedback Positivo:
  • Evite a falta de paciência e a ansiedade;
  •  Tenha o máximo de respeito com o outro lado;
  • Entenda o quanto é difícil se preparar para o feedback, independentemente se você que irá fazer ou receber a avaliação;
  • Baseie-se em fatos concretos;
  • Substitua palavras negativas. Por exemplo, em vez pontuar críticas ou pontos negativos, use pontos a desenvolver;
  •  Anote o que for apontado durante a reunião para que os pontos positivos sejam mantidos e os pontos a desenvolver sejam trabalhados;
  • O gestor deve criar um clima de empatia com o funcionário;
  • O subordinado deve estar preparado para ouvir e não deve ficar se justificando;
  • Faça uma auto-avaliação sobre as informações colhidas;
  • Rediscuta, quando houver essa liberdade, com o superior as questões repensadas

Nenhum comentário:

Postar um comentário